sábado, 29 de setembro de 2012

Incentivo à leitura

Papai e mamãe!
Olha o que a profe está indicando. O Banco Itáú desenvolve um projeto de incentivo à leitura e já há 3 anos distribui gratuitamente livros de literatura. A melhor forma de formar leitores é quando os pais e professores leem, contam histórias. Bastaacessar o site e preencher os dados solicitados. Vale a pena!peça logo que a profe já pediu a sua coleção.

Clique e peço a sua coleção.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tropilha da Educação Infantil

Estamos construindo nossos cavalos de pau, inspirados pela lenda do Negrinho do Pastoreio e das nossas tradições gaúchas e populares. Vamos utilizar no nosso teatro e em diversas atividades de coordenação motora. Esse aqui o Weslley construiu em casa com toda a família. Os outros vamos mostrando depois. 
Hoje iríamos andar a cavalo no Parque de Rodeios, mas devido à chuva teremos que adiar. E aproveitaremos o tempo para ir construindo os outros cavalos.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Plantando uma árvore

Hoje a profe trouxe uma árvore , um pé de ameixeira, para plantarmos na escola. Nós seremos os padrinhos dela e pretendemos vê-la crescer consoco na escola e um dia comer seus frutos. 

Clique na foto para ampliar

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aniversariante do Dia: Nossa amiga ÁRVORE

Hoje é o Dia da Árvore, nossa grande amiga, que nos dá o ar que respiramos. A profe deixou esses jogos para a gente brincar de cuidar da natureza, plantando árvores. Mas vamos levar isso a sério e cuidar das árvores de verdade.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cultivando as tradições

Hoje fizemos roda de chimarrão, a bebida preferida dos gaúchos. A profe trouxe água e cuias .

Olha a roda
O Daniel e a Eloísa vieram trajados a rigor, como o peão e a prenda. Que lindos!

E essa prenda, a Sofia, não está lindona?

Luis Henrique, Ana Paula, Eloísa e Giandrei, lindos!

E a profe nos ensinou que não pode pular ninguém. Quem serve o chimarrão deve seguir a sequência. O mate, pode ser doce, mas o chimarrão sempre é amargo.

A cuia é feita de uma planta chamada Porongo


 E a erva é vem das folhas dessa planta de erva mate.

E não é que o Weslley fiou em segundo lugar no Concurso de Laço da Vaquinha Parada? Em nossos Rodeios, a festa preferida dos gaúchos, se pratica esse esporte. 
Mas esse guri é bom uma barbaridade! Parabéns!



Fazendo um cavalinho de Pau

Mamãe e Papai! Aprendemos tanto sobre o cavalo que queremos ter o nosso, Vamos confeccionar a tropilha da lenda do Negrinho do Pastoreio. Olha que fácil. Mas precisamos de ajuda com o material (sucatas) e quem puder também pode tentar fazer em casa. Olha no vídeo como é fácil.


Aqui e aqui também tem uns modos parecidos de fazer o cavalo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Apostando uma corrida

Olha só que legal! A profe encontrou um jogo para a gente brincar de corrida de cavalo, como na lenda do Negrinho do Pastoreio. Nós aprendemos sobre os vários tipos de cavalo. Agora escolha o seu preferido e monte nele para correr. Use as setinhas do teclado para manter a direção , a barra de espaços para pular. Boa sorte!




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CAVALOS

Dando sequência ao trabalho com a lenda Negrinho do Pastoreio, hoje a profe ensinou um pouco sobre o cavalo, que aqui no Rio Grande do Sul, são os animais mais apreciados. Também chamados de "Pingo". Sabia que eles tem diferentes nomes, de acordo com a cor da pelagem? Vejam!



Também colorimos cavalos na cor de nossa preferência, ouvimos músicas de vários gêneros que falam de cavalos. A profe prometeu que fará o possível para nos levar a um passeio a cavalo.Também vamos confeccionar cavalos de pau.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Para comemorar o dia da pátria com diversão

Puxa, deu aquele trabalhão, mas valeu a pena. Adoramos confeccionar as bandeiras do Brasil e os Cataventos. Muito legal correr e ver o vento produzindo movimento! Mas a profe estava tão cansada e ocupada para finalizar nossas obras que nem deu tempo de nos fotografar. 


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Semana da nossa Pátria

Nós moramos no Brasil e o nosso  país é lindo, enorme, cheio de diversidade. Para festejar o aniversário de sua independência, estamos participando de várias atividades. No domingo fomos participar da Caminhada Cívica. E fizemos muito bonito.


Olha só que jogo legal para aprendermos o quanto é grande o Brasil e cheinho de estados. Parece que cada um deles é uma peça de um quebra-cabeças da nossa pátria, o Brasil.  Peça ajuda de um adulto para saber o nome dos estados, se não souber ler. 


Vamos aprender a cantar o nosso Hino Nacional, com muito respeito e amor ? Assista ao vídeo!

 
 
E por fim, pense em algo bem legal que você pode fazer para deixar o nosso país ainda melhor. Depois você conta aqui no blog.